A Gol lançou ontem no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, a primeira robô da

América Latina para atendimento ao cliente. A GAL, assistente virtual movida por

inteligência artificial e que já ajuda clientes no site da empresa, acaba de ganhar um

corpo físico e estará presencialmente na área do check-in da Gol orientando sobre

procedimentos em geral e embarque antes da viagem.

 

“A Gol sempre foi pioneira na busca de soluções inovadoras para entregar valor, facilitar

e agilizar os processos de viagem. Estamos muito orgulhosos em ser a primeira

Companhia da América Latina a transformar a nossa simpática atendente virtual GAL,

em uma robô que poderá também auxiliar fisicamente os nossos clientes no aeroporto.

Com essa novidade, trazemos a inteligência artificial ainda mais próxima do nosso dia a

dia, com mecanismos e informações complementares para orientar sobre diferentes

situações”, explica Paulo Palaia, diretor de TI da Gol.

 

A nova robô GAL está apta para tirar diversas dúvidas dos passageiros e, neste primeiro

momento, poderá auxiliar os Consumidores em questões relacionadas ao

autoatendimento, despacho de bagagens, orientações de check-in entre outros. “A

GAL nos ajudará a interagir com os nossos clientes de uma maneira diferente e

inovadora. Ela será uma nova opção de contato, mas não substituirá em nenhum

momento as atividades de um dos nossos colaboradores. O nosso objetivo é sempre

promover uma experiência simples e inteligente”, diz José Luiz Belixior, diretor de

aeroportos da Gol.

 

Além de esclarecer questões e dúvidas, a GAL também está configurada para se

locomover por 10 diferentes pontos do aeroporto pré-estabelecidos. Se algum cliente

precisar de ajuda para chegar até à loja ou na área de atendimento preferencial, por

exemplo, a robô poderá auxiliar no percurso desse trajeto. Para se aproximar ainda mais

das pessoas, de forma divertida e descontraída, a nova integrante do time de águias da

Gol também está apta a responder questões pessoais e de personalidade como

comida preferida, se viaja de avião, de onde veio, cor preferida etc. E como

representante do ambiente virtual, todos que conhecerem pessoalmente poderão,

ainda, usar a hashtag #conheciaGAL.

 

Após o período de testes, a expectativa é que a GAL ganhe novos protótipos e seja

ampliada para outros aeroportos do país. Em um segundo momento, a Companhia

projeta também conectá-la ao sistema para realização de outros serviços, como a troca

de assentos ou remarcação de voos.

 

A Gol está atenta a tendências globais para trazer sempre a melhor experiência aos

clientes. A tecnologia da nova GAL foi inspirada em soluções da Ubtech, empresa

chinesa, líder em robótica humanoide, e desenvolvida no país pela empresa Pluginbot,

primeira startup da América Latina a integrar chatbots, IA, robôs e humanoides em uma

plataforma multicanal. A solução usa a tecnologiade IBM Watson, a plataforma de

inteligência artificial da IBM na nuvem.

 

FONTE: AVIACAOBRASIL.COM.BR